"Notícias / Clipping"

J.Macêdo constrói para a Marinha maior farol das Américas e amplia unidade de Fortaleza

Torre com 71,1 metros de altura traz melhoria na sinalização náutica e mais segurança de navegação; construção amplia em 23 mil toneladas capacidade de armazenagem do Moinho Fortaleza.

Farol do Mucuripe

Fortaleza, 18 de setembro de 2017 – A cidade de Fortaleza passa a contar com um novo equipamento de sinalização náutica. O novo Farol do Mucuripe, localizado no bairro Vicente Pinzón, possibilita melhores condições de trabalho, com segurança para toda a comunidade marítima, especialmente para os pequenos barcos e jangadas que não dispõem de tecnologia de geolocalização. O farol representa um marco na história naval da capital cearense e do nosso país, sendo o maior das Américas e o sexto maior do mundo, com 71,1 metros, localizado na parte mais alta do Morro Santa Terezinha, um dos principais cartões postais da capital cearense. Ao todo, o facho de luz fica a 134,1m do nível do mar.

Pertencente à Marinha do Brasil, o equipamento, cuja cerimônia de entrega formal acontece nesta segunda-feira, 18 de setembro, foi construído por meio de uma parceria com o Grupo J.Macêdo. Com o crescimento de Fortaleza, as luzes da cidade passaram a ofuscar a luz do antigo equipamento, construído em 1958, havendo, portanto, a necessidade de ampliar a altura do facho de luz.

O novo Farol do Mucuripe, três vezes maior que o antigo, possui a mesma tecnologia utilizada nos principais faróis do mundo, contando inclusive com um elevador de cargas interno. É uma construção inteligente, pois funciona de forma automatizada. Ao mesmo tempo, também preserva valores históricos e culturais. O novo farol do Mucuripe herdou do farol anterior o aparelho lenticular, datado do Brasil Império.

“Este é um passo importante que o estado dá em direção ao fortalecimento de sua vocação para o mar. Neste caso específico, o novo farol é um instrumento de segurança que garante boa navegabilidade das embarcações, e só foi possível atender a esta demanda graças à parceria com a iniciativa privada. Esperamos, inclusive, que esta experiência bem-sucedida seja replicada em todo o nosso país”, destaca o Capitão dos Portos do Ceará, Leonardo Salema.

Amarílio Macêdo, presidente do Conselho de Administração do grupo, afirma que todos ganham com esta iniciativa: a cidade de Fortaleza, a Marinha do Brasil e a J.Macêdo, que poderá ampliar sua capacidade produtiva na capital cearense.

Segundo ele, o Grupo J.Macêdo tinha interesse em expandir o Moinho de Fortaleza para produzir mais e, consequentemente, gerar mais empregos na capital, atendendo principalmente a comunidade da região do Grande Mucuripe. “Como o terreno já está 100% ocupado, a única alternativa seria o crescimento vertical dos silos e essa obra estava limitada à altura do farol. Foi uma única solução que atendeu a diversas necessidades.” Havendo essa compreensão, o Grupo J.Macêdo decidiu apostar na ampliação dos negócios no Ceará e não poupou esforços para entregar, em tempo recorde, um Novo Farol para a cidade de Fortaleza. “É um equipamento mais moderno, eficiente e seguro para as navegações, sobretudo, das pequenas embarcações”, destaca.

Moinho de Fortaleza – Com investimento de R$ 57,4 milhões, a J.Macêdo, em paralelo à construção do Novo Farol do Mucuripe, está ampliando a capacidade de silagem do Moinho de Fortaleza, berço da empresa. Estão sendo construídos quatro novos silos de 75 metros de altura e 23 mil toneladas de capacidade total de armazenamento. Os novos silos ficam prontos em fevereiro de 2018.

A J.Macêdo também está modernizando os equipamentos de fabricação de farinha no Moinho de Fortaleza, num investimento de R$ 16,7 milhões. O novo parque fabril, de fabricação suíça, está em fase de montagem e fica pronto em dezembro deste ano. A modernização abrange o processo de limpeza e preparação do trigo; a substituição dos sassores (separadores de farelo e farinha por ar); instalação de sistema de controle de extração; modernização dos sistemas de segurança e transporte de farinha; e a substituição do envase de farelo.

Sobre a J.Macêdo – É líder de mercado nos segmentos de farinha de trigo doméstica e de mistura para bolos. É a terceira maior empresa nacional no segmento de massas alimentícias e a fabricante líder em vendas na cidade de São Paulo. A empresa produz, distribui e comercializa diversas categorias de produtos que fazem parte do dia a dia das famílias brasileiras: farinhas (Dona Benta, Sol, Brandini, Lili e Boa Sorte); massas (Dona Benta, Petybon, Brandini, Madremassas, Favorita, Familiar e Paraíba); mistura para bolos (Dona Benta, Sol e Boa Sorte); sobremesas (Sol), fermentos (Dona Benta) e biscoitos.

Conheça as nossas marcas

SAC

DONA BENTA

0800 726 2020

ico-instagramico-facebookico-play

SAC

SOL

0800 726  8080

SAC

PETYBON

0800 726  6060

ico-facebook

SAC

BRANDINI

0800 726 2020