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J.Macêdo e Senai-SP promovem segunda turma da Universidade Dona Benta

Curso intensivo de confeitaria desenvolve empreendedorismo de participantes que já vendem bolos; superconfeiteiro norte-americano Buddy Valastro é padrinho da iniciativa.

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São Paulo, 29 de novembro de 2017 – A Universidade Dona Benta, após o sucesso da primeira turma em setembro, monta a segunda turma do curso de confeitaria para mais dez participantes selecionados nas redes sociais. A iniciativa é uma parceria da J.Macêdo (fabricante de marcas como Dona Benta, Sol e Petybon) e do Senai-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo). O curso intensivo, com 60h/aula, ocorre na Escola Senai Horácio Augusto da Silveira, na Barra Funda, em São Paulo (SP), de quinta-feira, dia 30/11, até o dia 20/12, e é inteiramente gratuito.

A grade combina conhecimento técnico com a gestão do negócio. Os participantes, que já trabalham com a produção e venda de bolos, estão em busca de aperfeiçoamento e de tornar seu negócio cada vez mais profissional.

A iniciativa da Dona Benta e do Senai-SP é um investimento em responsabilidade social. O curso promove a capacidade empreendedora dos alunos e o aumento das chances de sobrevivência do negócio ensinando técnicas de produção e de gestão. Os alunos recebem material didático e itens como camiseta, avental, luva térmica e touca. Todos os ingredientes utilizados, entre eles os produtos Dona Benta, como farinhas e fermentos, também são oferecidos gratuitamente.

André Raccah, gerente de Marketing da J.Macêdo, ressalta o sucesso obtido na primeira turma. “O objetivo da Universidade Dona Benta é retribuir com um curso de capacitação todo o carinho que os consumidores têm mostrado pela marca Dona Benta ao longo de sua história. Assim a Dona Benta vai ajudá-los a transformar a paixão de fazer bolos em um negócio estruturado. Por isso, o curso se preocupa tanto com o pôr a mão na massa, a produção de bolos, quanto com as questões administrativas, financeiras e de planejamento. A primeira turma nos surpreendeu e comprovou que estamos no caminho certo. A dedicação e empolgação dos participantes superaram nossas expectativas. Eles, além de aprimorarem suas técnicas, agora têm uma visão mais ampla de como desenvolver o negócio. Com a segunda turma, o objetivo é oferecer essa oportunidade para mais pessoas e, também, continuar aperfeiçoando o projeto”, diz Raccah.

Estebe Ormazabal Insausti, diretor da unidade do Senai-SP na Barra Funda, destaca a importância da parceria entre o Senai-SP e a Dona Benta. “O Senai Alimentos há anos desenvolve atividades que visam incrementar o conhecimento técnico e tecnológico da área de confeitaria, o que inclui cursos de formação dirigidos aos profissionais da área. A parceria com a Dona Benta, uma marca de renome, qualidade e histórico no nosso país, propiciou uma junção de forças que permitiu organizar um curso orientado às necessidades técnicas das pessoas que, além da paixão, colocam expectativas de negócio na confeitaria. O resultado da primeira turma da Universidade Dona Benta foi excelente. Com a segunda turma, reforçamos a parceria e vamos contribuir ainda mais para o desenvolvimento da área de confeitaria”, afirma Insausti.

O curso tem como padrinho o superconfeiteiro norte-americano Buddy Valastro. Em encontro com os participantes da primeira turma, ele valorizou o fato de a Universidade Dona Benta ensinar não só a produção de bolos, mas também a parte financeira do negócio. Segundo ele, é muito importante trabalhar com o que se gosta, mas o trabalho precisa ser rentável. Ele também deu dicas para os alunos interessados em seguir no negócio de confeitaria: “É fundamental amar o que se faz, trabalhar duro, acreditar no seu potencial, nunca desistir e sonhar grande. Sou a prova de que isso funciona: meus sonhos viraram realidade”.

Segundo a pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor) São Paulo 2016, realizada pelo IBPQ (Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade) e o Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), no Estado de São Paulo, 9 milhões de pessoas de 18 a 64 anos têm um negócio próprio ou estão envolvidas na criação de um negócio. De acordo com a pesquisa, especialistas em empreendedorismo recomendam a melhora do nível educacional dos empreendedores, seja por meio do ensino superior, ou pelo incentivo a mais iniciativas privadas, com cursos de formação em conceitos de negócios e cursos relacionados com o desenvolvimento de competências empreendedoras.

Sobre a J.Macêdo – É líder de mercado nos segmentos de farinha de trigo doméstica e de mistura para bolos, a terceira maior empresa nacional no segmento de massas alimentícias e a fabricante líder em vendas na cidade de São Paulo. A empresa produz, distribui e comercializa diversas categorias de produtos que fazem parte do dia a dia das famílias brasileiras: farinhas (Dona Benta, Sol, Brandini, Lili e Boa Sorte); massas (Dona Benta, Petybon, Brandini, Madremassas, Favorita, Familiar e Paraíba); mistura para bolos (Dona Benta, Sol e Boa Sorte); sobremesas (Sol), fermentos (Dona Benta) e biscoitos (Sol e Águia).

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