destaque-timeline
  • 1939

    Nossa História

    O COMEÇO DE TUDO

    A J.Macêdo é uma empresa marcada por uma história de sucesso e espírito empreendedor. Tudo começou em 1939, quando José Dias de Macêdo, seu fundador, iniciou sua participação em uma representação comercial em Fortaleza, no Ceará, oferecendo uma variedade de produtos tradicionais, da manteiga mineira à madeira do Estado do Paraná.

  • REPRESENTAÇÃO DA MARCA JEEP

    A experiência positiva incentivou voos mais altos, e menos de uma década depois, em 1947, o empresário se associou a dois irmãos e passou a representar a marca Jeep, da norte americana Willys-Overland, com exclusividade no estado do Ceará. O negócio, que teve início com um carro desmontado acondicionado em caixotes, deu tão certo que se tornou extremamente rentável, e logo Macêdo passou a representar também a Mercedes Benz, a Ford e a Toyota em Estados do Nordeste.

    1947
  • 1952

    O Moinho de trigo Fortaleza

    Em 1952, a experiência comercial com os Estados Unidos e a visão empresarial de José Dias de Macêdo trouxeram a oportunidade para obtenção da licença de importação de 80 mil sacas de farinha de trigo. Após dois anos, José Dias de Macêdo e seus irmãos decidiram abrir uma indústria, importaram os equipamentos para começar a processar sua própria farinha e montaram o Moinho de Trigo Fortaleza, cuja primeira nota fiscal de venda foi emitida em 11 de outubro de 1955.

  • AS AQUISIÇÕES DE NOVOS MOINHOS

    No decorrer da década de 60, a J.Macêdo expandiu sua área de atuação com a aquisição do Moinho Atlântico, em Niterói; do Moinho Nordeste, em Maceió; do Moinho Salvador, em Salvador; e do Moinho Fama, em Santos. Com os novos negócios, novas marcas passaram a fazer parte da empresa. Em Fortaleza, passou-se a comercializar as Farinhas de Trigo Fortaleza e Jangada; em Salvador, Baisa e MS; em Niterói, Flor do Atlântico; e em Santos, Fama.

    1960
  • 1970

    MAIS AQUISIÇÕES E NOVOS NEGÓCIOS

    No decorrer da década de 70, os novos moinhos foram se desenvolvendo e saindo do mercado exclusivo de farinha de trigo para se diferenciar com novos produtos. É o caso do Moinho Fortaleza, com o Plusmilho; do Moinho Fama com a pipoca instantânea; do Moinho Atlântico, com o Bentamix; e dos Moinhos Salvador e Nordeste, com o macarrão. Em 1975, o Moinho Londrina passou a fazer parte da J.Macêdo, assim como as indústrias Brandini e Águia, em Alagoas e na Bahia, respectivamente. Com elas, a J.Macêdo ingressou de vez no mercado de massas e biscoitos.

  • O Lançamento da Farinha Dona Benta

    Em 1979, a J.Macêdo optou por substituir as marcas regionais por uma única que tivesse força nacional e lançou a Farinha de Trigo Dona Benta, com a qual conquistou a liderança de mercado. Em 1980, foi implantado em Fortaleza o Centro de Treinamento em Moagem e Panificação José Dias de Macêdo (CERTREM), em parceria com o SENAI/CE, para atender, além do Brasil, os países africanos de língua portuguesa e da América hispânica.

    1980
  • 1989

    A INAUGURAÇÃO DA
    cozinha experimental dona benta

    Em 1989, a J.Macêdo inaugurou a Cozinha Experimental Dona Benta e implantou o Centro de Tecnologia no Rio de Janeiro, centro de excelência em pesquisa e atendimento ao mercado. Em 1990, lançou sua linha de Pré-Mistura para Panificação e a Farinha de Trigo Dona Benta em embalagem transparente. Nos anos seguintes, lançou o Serviço de Atendimento ao Consumidor Dona Benta e também a primeira Farinha de Trigo com fermento no Brasil: Dona Benta. Em 1992, firmou acordo com a Gist Brocades para introdução no Brasil do Fermipan – Fermento Biológico Seco.

  • A EXPANSÃO DA MARCA dona benta EM NOVAS CATEGORIAS

    A J.Macêdo marcou presença, em 1996, no Circuito Internacional de Panificação e Confeitaria e firmou convênio nacional com o SENAI e a ABIP para formação profissional. No ano de 1998, decidiu ampliar sua linha de produtos para Panificação e Confeitaria e lançou novas misturas e as margarinas Bentarina. Neste mesmo ano, aconteceu a expansão da marca Dona Benta nas categorias de misturas para bolos, massas, fermentos e bolinhos de chuva.

    1998
  • 2004

    A CHEGADA DE NOVAS MARCAS

    A J.Macêdo lançou, em 2003, a linha de produtos dedicados a confeitaria Dona Benta Profissional. No ano seguinte, adquiriu a Fábrica Petybon, em São José dos Campos. O ano de 2004 foi marcado pelo início da operação com as marcas Petybon, Sol e Boa Sorte. Em 2005, a empresa remodelou sua marca corporativa que ganhou a frase complemento “grandes marcas, 100% Brasil”.

  • a primeira emissão de DEBÊNTURESpúblicas

    Em 2007, a J.Macêdo assumiu a condição de empresa aberta nos termos da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) com a sua primeira emissão de debêntures públicas. Em 2008, lançou a sua arquitetura de marcas nacionais e também a marca Dona Benta Sítio do Picapau Amarelo, com o licenciamento para o uso do Sítio e seus personagens em produtos alimentícios. Neste mesmo ano, a J.Macêdo publicou seu Código de Ética e de Conduta, formalizando seus princípios e valores praticados desde a sua fundação. Em 2009, adquiriu a fábrica de massas Chiarini, em Minas Gerais, e lançou a sua nova marca corporativa.

    2007
  • 2010

    lançamento da primeira farinha de trigo a vácuo

    O ano de 2010 foi marcado pelo lançamento da Dona Benta como a primeira Farinha de Trigo embalada a vácuo. Também, neste mesmo ano, lançou para colaboradores, parceiros de negócios e mercado um canal exclusivo para denúncias de violação ao seu Código de Ética e de Conduta Ética e à legislação vigente: o Conduta Ética J.Macêdo.

  • Dona Benta Profissional

    O ano de 2013 marcou o retorno da J.Macêdo ao segmento de Panificação, com a sua linha profissional e um portfólio completo de produtos.

    2013
  • 2014

    parcerias que alimentamo Brasil

    O ano de 2014 foi marcado pelas comemorações dos 75 anos de história da J.Macêdo com a campanha nacional “parcerias que alimentam o Brasil” e o orgulho de ser uma empresa 100% brasileira, reconhecida pela qualidade dos seus produtos e das suas marcas fortes conhecidas nacionalmente, como a Dona Benta, a Sol, a Petybon, a Boa Sorte e a Brandini.

  • academia corporativada J.Macêdo

    O ano de 2015 foi marcado pelo lançamento da Academia Corporativa da J.Macêdo, que visa promover educação continuada para seu time por meio de soluções inovadoras e integradas ao propósito da companhia. A ideia é influenciar diretamente na valorização dos nossos talentos e desenvolver as competências essenciais para o sucesso da organização. Além da Academia de Liderança, a empresa também possui a Academia Funcional e de Cultura.

    2015
  • 2016

    Buddy Valastro eDona Benta

    O ano de 2016 foi marcado pela parceria inédita com um dos mais renomados confeiteiros da atualidade, Buddy Valastro. O endosso de Buddy à marca Dona Benta foi acompanhado da total reformulação das embalagens e do lançamento da sua nova linha de produtos – Delícias da Dona Benta.

Conheça as nossas marcas

SAC

DONA BENTA

0800 726 2020

ico-instagramico-facebookico-play

SAC

SOL

0800 726  8080

SAC

PETYBON

0800 726  6060

ico-facebook

SAC

BRANDINI

0800 726 2020