destaque-ri

“Administração e Estrutura Organizacional”


ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

A estrutura organizacional apresenta uma configuração simples e funcional, que constitui a base para a construção da governança corporativa que vem se desenvolvendo no Grupo J.Macêdo, visando aumentar o valor da companhia, facilitar o acesso ao mercado de capitais e fortalecer a sua sustentabilidade.

De acordo com o nosso Estatuto Social, somos administrados por um Conselho de Administração e por uma Diretoria. Ainda, nosso Estatuto Social prevê um Conselho Fiscal, de funcionamento não permanente, devendo ser instalado a pedido dos acionistas.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E COMITÊS

Conforme o nosso Estatuto Social, o Conselho de Administração da companhia deve ser composto por três a nove conselheiros efetivos, sendo que atualmente contamos com sete conselheiros. O número exato de conselheiros é estabelecido em assembleia geral pelo voto de acionistas detentores da maioria das ações ordinárias da empresa.

Os conselheiros são eleitos em assembleia geral ordinária. A Lei 6.404/76 permite a adoção do processo de voto múltiplo na eleição dos membros do Conselho de Administração, mediante requerimento de acionistas que representem no mínimo 0,1 (um décimo) do capital social da companhia. Se os acionistas não solicitarem o voto múltiplo, os conselheiros serão eleitos pela maioria dos acionistas detentores das ações ordinárias da empresa. Além disso, acionistas que detiverem, individualmente ou em conjunto, 15% ou mais das ações ordinárias de emissão da companhia terão o direito de escolher um conselheiro. Os conselheiros possuem mandato unificado de dois anos.

Segundo a Lei 6.404/76, cada conselheiro deve deter, no mínimo, uma ação da companhia. Não há idade para aposentadoria compulsória dos Conselheiros.

De acordo com art. 12, parágrafo 2° do Estatuto Social, o membro do Conselho de Administração ou suplente deverá ter reputação ilibada, não podendo ser eleito, salvo dispensa da assembleia geral, quem: (i) atuar como administrador, conselheiro, consultor, advogado, auditor, executivo, empregado, funcionário ou prestador de serviços em sociedades que envolvam atividades que possam ser consideradas concorrentes da companhia; ou (ii) tiver ou representar interesse conflitante com a companhia. O membro do Conselho de Administração ou suplente não poderá exercer direito de voto caso se configurem, supervenientemente à eleição, os mesmos fatores de impedimento.


COMITÊS

A fim de propiciar velocidade e maior expertise na gestão dos nossos negócios, criamos três Comitês, que auxiliam a tomada de decisões pelo nosso Conselho de Administração. Os comitês são coordenados por executivos de notório saber e reconhecida capacidade nas áreas em que atuam. Os comitês têm funções estruturantes, específicas e prestam contas de suas atividades ao Conselho de Administração. As atividades dos comitês, focadas na macroestrutura da companhia, têm em vista unicamente fundamentar as deliberações do Conselho de Administração nos assuntos de suas respectivas competências.

Os três comitês do Conselho de Administração são:
• Comitê de Auditoria;
• Comitê de Pessoas e Gestão;
• Comitê de Finanças e Riscos.

CONSELHO CONSULTIVO

Além dos Comitês, poderemos contar com um Conselho Consultivo, composto de três a quinze membros efetivos, acionistas ou não, sem funções executivas, em caráter permanente, todos eleitos pelo Conselho de Administração e por ele destituíveis a qualquer tempo, com mandato de três anos, permitida a reeleição. Segundo o nosso Estatuto Social, o Conselho Consultivo é o órgão destinado a aconselhar os administradores, competindo-lhe, sempre reservadamente, se e quando solicitado a pronunciar-se: (i) perante a assembleia geral e o Conselho de Administração, sobre atos dos administradores e o cumprimento dos seus deveres legais estatutários; (ii) sobre o relatório anual da administração; (iii) sobre as propostas dos órgãos de administração a serem submetidas à assembleia geral; (iv) ao Conselho de Administração sobre informações e dados técnicos, econômicos, industriais ou comerciais concernentes aos objetivos sociais, apresentando sugestões e recomendações; e (v) sobre assuntos ou negócios da companhia que lhes forem submetidos.

Há ainda o Comitê Executivo – COMEX, formado pelo Diretor Presidente e os cinco Diretores a ele subordinados.

O direcionamento dos negócios da companhia e a cobrança do desempenho de seu funcionamento são de responsabilidade do Conselho de Administração, que se reúne com os três comitês periodicamente e com o COMEX, mensalmente.

macarrão-01


Conheça as nossas marcas

SAC

DONA BENTA

0800 726 2020

ico-instagramico-facebookico-play

SAC

SOL

0800 726  8080

SAC

PETYBON

0800 726  6060

ico-facebook

SAC

BRANDINI

0800 726 2020