Responsabilidade Social

“Responsabilidade Social”

A J.Macêdo demonstra preocupação contínua com a cultura,
o meio ambiente e a promoção do desenvolvimento socioeconômico.

Conheça a seguir algumas ações realizadas pela J.Macêdo
com foco no seu compromisso com a cultura e a ecocidadania.

Instituto Moinho Cultural Sul-Americano

O Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, criado em 2004, atende em torno de 400 crianças e adolescentes de Corumbá, Ladário e das cidades bolivianas de Puerto Suárez e Puerto Quijarro. Suas atividades são desenvolvidas com o aporte de recursos oriundos de uma rede de parceiros, patrocinadores e apoiadores, entre os quais a J.Macêdo, a Vale, o Criança Esperança, a Enersul, a Cielo, a Ecom, O Boticário, a TV Morena, a Empresa de Transportes Andorinha, a Unesco, o Ministério da Cultura, a Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul, a Prefeitura de Corumbá, a Prefeitura de Ladário e o Instituto do Homem Pantaneiro.

O Moinho Cultural prepara jovens para a convivência, a cidadania e a qualificação para o mercado de trabalho, com uma compreensão da necessidade de aumentar a horizontalidade e as trocas culturais entre fronteiriços. Ele promove o acesso a bens culturais, o ensino de idiomas, a participação em espetáculos e a formação profissional. Tudo isso por meio de atividades artísticas, integração comunitária, intercâmbios nacionais e internacionais de formação artística, fortalecimento e crescimento cultural associado ao desenvolvimento. No âmbito dessas atividades, crianças e adolescentes têm a oportunidade de aprender a dançar, tocar instrumentos, fazer maquiagem, conhecer a história da arte, receber aulas de educação musical e de ginástica, fazer reforço escolar e aprendizagem das tecnologias audiovisuais.

Além das atividades de formação de crianças e adolescentes, o Moinho Cultural promove também a capacitação de familiares dos estudantes e de outras pessoas de Corumbá e das comunidades do entorno, com vistas à geração de renda. Com essa finalidade, funcionam no prédio do Moinho núcleos de capacitação, cooperativa de produtos recicláveis, loja aberta ao público e oficinas de artes e ofícios. Para que seus filhos participem dos programas do Moinho Cultural, as famílias precisam atender a critérios específicos de renda e assegurar que os alunos estejam regularmente matriculados na rede pública de ensino.

O prédio do antigo Moinho mato-grossense, fundado em 1953, de propriedade da J.Macêdo desde a década de 1970 e cedido em comodato para o funcionamento do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, está localizado em Corumbá às margens do rio Paraguai, a 6 km da Bolívia, ocupando uma posição de centralidade na geografia sul-americana. Esta localização configura um espaço peculiar, devido à sua condição fronteiriça, marcado por diferenças culturais e socioeconômicas. Antes de ceder as antigas instalações industriais para o funcionamento do Moinho Cultural, a J.Macêdo as disponibilizou para sediar o comando da Polícia Florestal no combate a agressões à fauna e à flora no Pantanal mato-grossense e como espaço para educação ambiental.

Fachada do  Moinho Cultural

Fachada do
Moinho Cultural

Evento realizado no pátio do Moinho Cultural

Evento realizado no pátio do
Moinho Cultural

Aula de dança no Moinho Cultural

Aula de dança no
Moinho Cultural

Aula de Música no Moinho Cultural

Aula de Música no
Moinho Cultural

Preparar os jovens para a convivência, a cidadania
e a qualificação para o mercado de trabalho


Conheça outros projetos da J.Macêdo

Centro de Integração Universidade Comunidade
do Pelourinho da Universidade Federal de Medicina

Projeto Cinema de Arte

Ecocidadania

Instituto Moinho Cultural Sul-Americano

Conheça as nossas marcas

SAC

DONA BENTA

0800 726 2020

ico-instagramico-facebookico-play

SAC

SOL

0800 726  8080

SAC

PETYBON

0800 726  6060

ico-facebook

SAC

BRANDINI

0800 726 2020