FAQ

Confira abaixo as perguntas mais comuns sobre as nossas principais marcas e produtos.

Diferente de um bolo comum, o brownie é mais mole e tem uma quantidade maior de gordura, por isso não há necessidade de acrescentar leite.

Não é necessário, pois as misturas prontas já vêm com fermento em sua composição.

A Farinha de Trigo Reserva Especial é enriquecida com ferro e ácido fólico e produzida com a parte mais nobre do trigo, com altíssimo grau de pureza e leveza. Já a Farinha de Trigo Reserva Integral nasce de um processo artesanal que preserva os nutrientes do trigo, tais como, fibras, vitaminas e minerais.

Não, quando guardado na geladeira o fermento perde a eficácia. Orientamos sempre guardar em local fresco e arejado, longe de umidade.

Fermento químico é responsável pelo crescimento de massas de bolos, tortas e age em contato com o calor quando levado ao forno. Já o fermento biológico promove o crescimento das massas de pães e pizzas, através da fermentação que ocorre antes do forneamento.

O ideal é realizar o preparo de forma individual, mas as receitas podem ser preparadas juntas. Deve-se apenas ter cuidado com a proporção da massa e o tamanho da forma.

Não é o mais aconselhável. Para o melhor desempenho do produto, ele deve ser batido na batedeira para obter um bolo macio, leve e fofinho.

Não é o mais indicado, o leite morno pode fazer com que o fermento ative antes da hora.

Não realizamos o envio de livro de receitas, mas temos várias receitas disponíveis no nosso site e na fanpage do Facebook. Convidamos você a acessar e descobrir as delícias que pode preparar para você e sua família!

Atualmente a marca Dona Benta não tem a versão diet ou light para nenhum produto de seu portfólio.

Não, pois isso deixará a receita com excesso de fermento e dará um sabor e aroma forte e desagradável.

As misturas foram desenvolvidas para o preparo em forno convencional, mas pode ser preparada em micro-ondas. Nesse caso, recomendados atenção com o tempo, pois a potência pode variar de um aparelho para outro, em média o tempo de preparo é de 8 a 10 minutos.

Sim, mas o bolo pode ficar um pouco mais seco, pois o leite desnatado tem menos gordura.

A gelatina SOL não leva em sua composição estes ingredientes, entretanto podem existir traços, uma vez que linha de produção do produto pode ser a mesma e/ou estar próxima a produção de produtos que levam em sua composição esses ingredientes. Orientamos sempre a verificar o rótulo do produto.

Todos os possíveis alergênicos estão declarados nas embalagens. No caso da gelatina pode conter trigo, apenas.

Sim, o colágeno utilizado na gelatina é de origem animal.

A farinha contém apenas derivados de soja. Orientamos sempre verificar o rótulo do produto.

A gelatina SOL sabor tutti frutti agora é na cor rosa. Esta mudança foi necessária devido a uma adequação aos padrões de mercado, no qual o sabor tutti frutti passou a ser caracterizado pela cor rosa.

Atualmente a marca SOL não tem a versão diet ou light para nenhum produto de seu portfólio.

Sim, mas o bolo pode ficar um pouco mais seco, pois o leite desnatado tem menos gordura.

Para o macarrão ficar soltinho é importante manter uma proporção de produto e água (para cada 100 g, 1 litro de água). O sal é para realçar o sabor do macarrão durante o cozimento. Não é recomendável o uso de óleo, pois impermeabiliza a massa, dificultando a aderência do molho.

O ideal é 1,5 litro de molho. Se forem preparados dois tipos de molho (vermelho e branco), pode-se dividir a receita em duas partes – 800 ml para cada tipo. Lembre-se de que a massa vai crescer ao cozinhar, por isso é muito importante deixar um espaço entre as lâminas e não montar a lasanha até a borda da travessa.

ProdutoRendimentoQuantidade de molho
Lasanha direto ao forno (200g)Uma travessa grande1,5 litro
Lasanha seca (500g)Duas travessas grandes3 litros
Lasanha seca cozida (500g)Duas travessas grandes2 litros

A lasanha pode ser congelada montada ou assada. Depois de assada, pode ser congelada por até três meses. O ideal é acrescentar mais molho à preparação do que o habitual, para que após o descongelamento a receita não fique ressecada.

Recomendamos para cada 100 g de produto utilize 1 litro de água, ou seja, para um pacote de 500 g, use 5 litros de água.

Para o macarrão ficar soltinho, é importante manter a proporção de produto e água (para cada 100 g, 1 litro de água). O sal é para realçar o sabor do macarrão durante o cozimento. Não é recomendável o uso de óleo, pois impermeabiliza a massa, não permitindo a aderência do molho.

Recomendamos sempre a leitura do rótulo do produto para ver se há algum ingrediente lácteo ou instruções de traços de lactose. É importante também ter orientação médica sobre os produtos que pode consumir.

O glúten é formado quando as proteínas presentes em alguns cereais – gliadina e glutenina – são misturadas com água e sovadas. A gliadina é responsável pela extensibilidade da massa e a glutenina pela elasticidade. No caso dos pães, são responsáveis pela maciez e pelo crescimento. Trigo, centeio, cevada, aveia, malte e seus derivados contêm glúten.

As massas depois de abertas devem ser mantidas dentro da própria embalagem e armazenadas em potes com tampa.

Massas cruas não precisam ser armazenadas na geladeira, pois isso pode propiciar o umedecimento delas. Massas cozidas podem e devem ser guardadas na geladeira, em vasilhas fechadas e com tampa. Importante atentar-se para que não fique água armazenada ao fundo, o que diminui a sua durabilidade. Conservar as massas por até 24 horas na geladeira, com ou sem molho.

Para resfriar a massa deve-se escorrê-la após o cozimento, colocá-la em uma assadeira com laterais baixas e levá-la imediatamente para a geladeira. É possível também resfriar a massa colocando-a, após cozida, sobre uma pedra, mármore ou granito untado com azeite ou óleo. Deve-se mexer até esfriar e colocar em uma vasilha com tampa para armazenar.

Para calcular a quantidade de massa por pessoa, consulte a tabela:

MolhoQuantidade por pessoa
Um tipo de molho84g de massa seca
Dois tipos de molho130g de massa seca

Se a receita pedir que o ninho seja mantido no formato, cozinhe a massa em uma assadeira com água suficiente para cobri-la pelo tempo indicado na embalagem. Escorra cada ninho com o auxílio de uma escumadeira. Se a massa for utilizada como massa longa, após dois minutos de cozimento, mexa delicadamente com um garfo para abrir bem os ninhos, sem deixar parte alguma grudada.

Não recomendamos lavar as massas depois de cozidas. A massa ao ser cozida libera amido na água. Esse amido é importante para agregar melhor o molho. Quando a massa é lavada, depois de cozida, esse excesso é perdido.

Consulte a tabela para calcular a quantidade de massa por pessoa, conforme sua utilização:

Utilização da massaQuantidade por pessoa
Prato único84g de massa seca
Acompanhamento50g de massa seca
Lasanha direto ao forno20g de massa seca
Lasanha seca25g de massa seca
Salada63g de massa seca
Sopa20g de massa seca

A Lasanha Direto ao Forno (200g) pode ser preparada no micro-ondas. Não aconselhamos a preparação da lasanha seca no micro-ondas para um bom desenvolvimento do produto.

Cozinhe a massa da Lasanha Direto ao Forno (200 g) em uma assadeira com água até ela ficar maleável. Escorrer e enxugar a massa. Colocar o recheio em uma ponta do lado vertical da massa e enrolar, deixando a dobra para baixo, para não abrir.

Não há necessidade de hidratá-la, pois isso anula a praticidade do produto. Essa massa já passa por um processo de cocção na fábrica. Caso deseje, cozinhe de 8 a 12 minutos antes de montar. Quando a lasanha é montada com a massa crua, devemos sempre deixar a massa em contato como o molho.

Ao ser montada, a Lasanha Direto ao Forno deve sempre estar em contato com o molho. Montagem: camada de molho – massa – molho – recheio. Continuar a ordem até a quantidade desejada.

Não realizamos o envio de livro de receitas, mas temos várias receitas disponíveis no nosso site. Acesse aqui e descubra as delícias que pode preparar para você e sua família!

Nossos produtos são comercializados nos principais supermercados, mercearias, padarias e lojas de conveniência do Brasil. Se você ainda não encontrou no supermercado ou ponto de venda de sua preferência, sugira ao responsável que entre em contato com um representante de vendas local.

Não realizamos venda direta a consumidores, mas você encontra nossos produtos nos principais supermercados, mercearias, padarias e lojas de conveniência do Brasil.

Não recomendamos o consumo de produtos vencidos. Garantimos a qualidade e a segurança dos nossos produtos somente dentro do prazo de validade informado na embalagem.

Todas as compras de produtos e serviços são feitas através de seus fornecedores cadastrados e homologados, de acordo com a respectiva área de atuação. Desta forma não é possível novos cadastros.

Não realizamos teste em animais. Os produtos são submetidos a testes sensoriais e laboratoriais.

Nossas oportunidades de trabalho estão disponíveis aqui em nosso site. Clique em Carreiras, confira as vagas disponíveis e cadastre seu currículo.

No momento não realizamos doações de produtos. Mas convidamos você a conhecer algumas das nossas ações de Responsabilidade Social em nosso site

No momento não dispomos de um programa de visitas.