100 ANOS DE JOSÉ DIAS DE MACÊDO | Nosso fundador extraordinário

8 de agosto de 2019

Nos 100 anos de José Dias de Macêdo (08/08/2019), relembramos um pouco dos feitos do nosso fundador, o ousado empreendedor que criou a J.Macêdo, uma das maiores empresas brasileiras do setor de alimentos, que em 2019 comemora 80 anos de existência.


A motivação mais expressiva de sua vida era atender a expectativa depositada nele por todos que o conheciam. Por isso, ao perceber a dificuldade no abastecimento de farinha de trigo no Ceará, José Macêdo (em memória) resolveu montar em Fortaleza um moinho de trigo, em um estado que não produzia um só grão desse cereal.


Com seu espírito desbravador, foi o 1º importador de veículos diretamente do fabricante nos Estados Unidos. Fundou, dentre outros, o 1º Frigorífico Industrial, a 1ª Cervejaria do Ceará, a 1ª Fábrica de Transformadores e a 1ª de Pneus do Nordeste.


José Macêdo sempre valorizou as pessoas, tanto que, por sua orientação, a J.Macêdo inovou ao ser a 1ª empresa cearense a pagar o 13º salário aos nossos colaboradores antes desse benefício tornar-se obrigação legal em 1962.


Essa valorização das pessoas manifestava-se de modo especial na relação com os clientes. Uma das suas afirmações mais conhecidas e cultivadas é de que: “Numa empresa todos são vendedores. E nada é mais importante para um vendedor do que honrar o que prometeu ao cliente”.


Esta é a marca de José Dias de Macêdo, nosso extraordinário fundador. E toda vez que olharmos para o seu quadro na parede das nossas Unidades de todo o Brasil teremos orgulho de lembrar que para chegar à filosofia empresarial que guia o nosso trabalho ele cruzou muitos horizontes.


Trechos da matéria “Um fundador extraordinário” da Revista Diálogo, edição nº 42, que será distribuída em breve para você como parte das homenagens ao centenário de José Dias de Macêdo.