Jovens põem a mão na massa no Programa J.Legal

6 de novembro de 2019

Inspirar os nossos jovens a pensar e projetar ideias sustentáveis. Esse é o objetivo do Projeto Jovem Aprendiz Sustentável, que é parte das atividades realizadas no Programa J.Legal. Organizados em equipes, os alunos do J.Legal receberam o desafio de criar projetos baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e os que tiveram os seus trabalhos avaliados entre os 3 melhores ganharam um maravilhoso Kit de Produtos da J.Macêdo. Vamos conhecer os projetos?  

  • 1º lugar – Prevenção por Educação: Os alunos criaram um jogo educativo para trabalhar questões sobre educação sexual. Nesse jogo, os jovens se posicionam em frente a emojis que representam as frases:” Eu Sei”, “Eu Não Sei” e “Tenho Dúvidas” após escolher uma carta respondendo de acordo com seu conhecimento. Em seguida todos discutem sobre as respostas dadas gerando assim mais conhecimento e consciência do grupo.
  • 2º lugar – Praça para Todos: Os jovens construíram a maquete de uma praça “sustentável” em que se utiliza materiais recicláveis e energia solar. O objetivo foi criar espaços onde pessoas com deficiência pudessem compartilhar dos mesmos equipamentos e brinquedos que os demais, contribuindo assim para um ambiente compartilhado, com mais interação e equidade.
  • 3º lugar – Bicicleta Sustentável: O grupo criou um aparelho feito com materiais reaproveitados que acoplado ao mecanismo de uma bicicleta, gera energia suficiente para carregar o celular enquanto pedala.

 Em geral, todos os projetos apresentados foram muito bons e a ideia é escolher alguns deles para os próprios alunos colocarem em prática no decorrer do ano.  O Programa J.Legal, iniciativa de responsabilidade social da J.Macêdo, visa a captar, formar e direcionar jovens com idades entre 16 e 30 anos para o mercado de trabalho. O Programa conta com a parceria da Rede Cidadã, que de outubro de 2016 a setembro de 2019, já capacitou 1.630 jovens nos eixos de empregabilidade e aprendizagem, estando 65% desse público empregado no momento. Ao visitar nossa sede em Fortaleza, aproveite a oportunidade para conhecer de perto o trabalho realizado através do Programa J.Legal.