Vamos fazer pão?

16 de outubro de 2019

Hoje, 16 de outubro, é dia de celebrar o pão e também é a data em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação. A J.Macêdo convida você a colocar a mão na massa e com os produtos Dona Benta fazer um pão bem gostoso em casa para compartilhar com a família. Confira algumas receitas abaixo:

Os primeiros sinais do surgimento do pão começaram lá na Mesopotâmia, há 12 mil anos. Junto ao início da produção do trigo, relatos indicam que o alimento não era nem um pouco parecido com o que conhecemos hoje. Além de serem achatados, duros e secos, necessitavam de uma imersão em água quente repetidas vezes.

Passados todos esses anos, o pão se transformou em um alimento essencial em praticamente todos os países ocidentais. Independente da forma, tipo, modo de produção ou acompanhamento, é quase impossível pensar um café da manhã sem pão, um alimento que tem múltiplas qualidades para a saúde, tais como um alto teor de carboidratos, proteína, fibras e vitamina B, além de quase não conter gordura.

Curiosidades

  • Apesar de ter chegado ao Brasil com os portugueses, na época da colonização, o pão só foi popularizado por aqui a partir do século XIX com ajuda dos imigrantes italianos;
  • O primeiro pão assado no forno foi no Egito, aproximadamente sete mil anos antes de Cristo. Foi lá também que eles começaram a se parecer mais com os pães que consumimos hoje;
  • O “nosso” pão francês não é tão popular na França (lá eles chamam de pistolle). O tipo mais consumido no país é a baguete.