Dia Mundial do Macarrão: celebração do prato favorito dos brasileiros

23 de outubro de 2020

Já é tradição do brasileiro preparar, aos domingos, uma massa deliciosa com um bom molho para reunir a família e/ou amigos. Desde 1995, o prato favorito do brasileiro ganhou um dia no calendário para chamar de seu. Neste domingo, 25 de outubro, é comemorado o Dia Mundial do Macarrão.

Rico em carboidrato, o macarrão só é considerado vilão na dieta se consumido em excesso. Na verdade, devido ao seu baixo nível glicêmico, ele permite que a digestão seja realizada em mais tempo, assim prolongando o efeito de saciedade.

Dados da ABIMAPI e da Organização Mundial de Pasta (IPO) revelam que o macarrão está presente em 99,3% dos lares brasileiros, sendo o Brasil o 3º fabricante mundial do produto, perdendo apenas para a Itália e o EUA. Por ano, o brasileiro consome cerca de 6 kg de massas, tornando nosso país o 4º mercado consumidor de macarrão no planeta.

Atualmente, as massas são classificadas em 4 grupos: secas, instantâneas, frescas e pré-cozidas. As massas secas (tradicional, caseira, sêmola, integral, grano duro e com ovos) são as preferidas e respondem por 81,3% do consumo nacional, seguida das instantâneas (lámen) com 14,7%, e das massas frescas (dependentes de refrigeração) com 4%.

Combinar o molho certo, considerando cada tipo e formato, é essencial para que a experiência gastronômica seja a melhor possível. Por isso, preparamos dicas especiais para você escolher o corte certo na hora de preparar sua receita preferida e também algumas sugestões de preparo do chef:

  • FUSILI, PENNE E FARFALE. Essas massas curtas ficam deliciosas servidas com molhos refogados, à base de verduras e carnes, assim como os molhos cremosos à base de queijos. Por serem cheias de curvas e cavidades absorvem melhor os sabores.

SALADA DE MACARRÃO COM MOLHO DE ABACATE

  • ESPAGUETE E LINGUINE. Por serem mais finos e de fios longos, vão bem com molhos mais leves ou pouco encorpados. São mais recomendados para combinação com frutos do mar e ervas frescas.

LINGUINE OVOS AO MOLHO PESTO

  • FETTUCCINE. Por lembrar muito um espaguete achatado, em formato de fitas, vai bem com molhos mais encorpados, como: Bolonhesa, Alfredo e Carbonara.

MACARRÃO FETTUCCINE COM BRACCIOLA