Novo complexo viário em Fortaleza faz homenagem a José Dias de Macêdo

2 de outubro de 2020

Nesse dia 3 de outubro, a Prefeitura de Fortaleza inaugura um importante marco sobre a BR 116, interligando pontos estratégicos da capital como o Aeroporto Internacional, a Arena Castelão, o Porto do Mucuripe, a Beira-Mar e a Praia do Futuro. O Complexo Viário José Dias de Macêdo é uma homenagem a quem sempre contribuiu, do seu jeito simples e com muito trabalho, para a integração do Ceará com o Brasil e com o mundo. Nós que fazemos a família e o Grupo J.Macêdo nos sentimos extremamente honrados por mais esse reconhecimento público ao nosso querido fundador.

O Complexo Viário José Dias de Macêdo contempla um novo viaduto, o alargamento da via, um novo sistema de drenagem, novas calçadas, iluminação, canteiro central e ciclovia. Ao todo, foram 1,6 quilômetros de requalificação viária oferecendo mais mobilidade no trecho onde trafegam, diariamente, cerca de 41 mil condutores.

“O empresário tem que estar atento à função social da empresa, não só como contribuinte fiscal e pelas oportunidades de emprego que oferece, mas especialmente pela responsabilidade em termos de desenvolvimento econômico e de elevação do nível de bem-estar social”. A frase do nosso fundador reflete o seu modo de agir e explica porque ele tornou-se ícone de uma geração empresarial que pensou as bases industriais do Ceará e do Nordeste, integrando a Região às nascentes da industrialização do Brasil e fazendo de Fortaleza a sua plataforma de pioneirismo.

Foi na capital cearense que, entre outros empreendimentos determinantes para o desenvolvimento da cidade, José Macêdo fundou o 1º moinho de trigo, o 1º frigorífico industrial, a 1ª fábrica de transformadores de energia e a 1ª cervejaria do Ceará, construindo, ainda, a 1ª fábrica de pneus do Nordeste brasileiro, na Bahia.

Ao longo dos seus 99 anos de vida, José Macêdo recebeu significativos reconhecimentos públicos, a exemplo do Prêmio Tendência (Bloch), Empresário do Ano (CNI), Gente que Faz (Bamerindus), Líder Empresarial (Gazeta Mercantil), Sereia de Ouro (Grupo Edson Queiroz), Medalha da Abolição (Governo do Estado do Ceará) e Título de Cidadão de Fortaleza (Câmara Municipal de Fortaleza).