Saúde Mental: Todo cuidado conta!

15 de janeiro de 2021

Após um ano cheio de desafios para todos, começou 2021. E, com ele a esperança de dias melhores e a certeza de que precisamos olhar com mais atenção não apenas para a nossa saúde física, mas também para a mental. Dessa forma, desde 2014, todo 1º mês do ano acontece a Campanha Janeiro Branco que discute a relevância da saúde mental e do cuidado com as emoções.

Mas, sabe por que janeiro foi escolhido como o mês da saúde mental? Ele marca o início de um novo ciclo, período de reflexões e planejamentos. Além disso, pode gerar ansiedade pelo desejo de cumprir as metas dos 12 meses seguintes e frustração por não ter cumprido as do ano anterior.

Considerando a pandemia de COVID, que afetou emocionalmente grande parte da população por conta do medo de contrair a doença, isolamento social e da incerteza sobre o futuro, torna-se fundamental uma atenção maior à saúde mental da população.

Além disso, segundo dados da OMS, Organização Mundial da Saúde, a depressão afeta mais de 350 milhões de pessoas no planeta. O Brasil, considerado o país mais ansioso do mundo, está em 5º lugar entre os mais depressivos. Nesse cenário, é essencial que cada um de nós redobre a atenção aos cuidados que podem fazer toda a diferença para o nosso equilíbrio.

Na J.Macêdo, o Janeiro Branco está sendo divulgado através de nossos canais de comunicação e dos Diálogos Diários de Segurança. Confira algumas sugestões de como você pode cuidar da sua saúde mental e física, no dia a dia:

. Não fique fechado em si mesmo: converse com todos da casa para evitar conflitos desnecessários;
. Reserve um momento do dia para você: faça algo que te faça feliz ou comece a estudar algum tema do seu interesse. Há centenas de cursos online que são gratuitos e interessantes;
. Mantenha contato: uma boa opção é fazer vídeo-chamadas com os amigos e parentes mais queridos;
. Exercite-se e relaxe: encontre um tempo para praticar exercícios que tragam bem-estar, como a Ioga. Outra boa opção é começar a meditar.

“Esperança” é a palavra do recomeço. Nós acreditamos em um futuro próspero e feliz. O mais importante é não descuidar da sua saúde.

Para saber mais sobre a Campanha Janeiro Branco:
https://janeirobranco.com.br/